in ,

Todo negócio de sucesso possui um Gestor de Qualidade. Entenda o porquê

As maiores empresas do mundo já sabem que, para ter sucesso e continuar a crescer, é necessário estipular padrões elevados para melhorar a Gestão de Pessoas, processos, produtos e até mesmo do ambiente de trabalho. Nesse sentido, a Gestão de Qualidade e, consequentemente, um bom gestor de qualidade se tornam temas obrigatórios quando o assunto é atender clientes que estão cada vez mais seletivos, bem informados e exigentes.  

Em outras palavras, nos dias de hoje, nenhuma empresa consegue se manter competitiva, efetiva e em constante evolução se não focar seus esforços em melhorar e otimizar a prestação de serviços ao cliente. Dessa forma, os investimentos em capital humano, recursos materiais, otimização de processos internos e rotinas de trabalho precisam ser constantes, tanto para suprir as necessidades presentes e futuras de seus consumidores quanto para fidelizar novos clientes.  

Na prática, é isso que um Gestor de Qualidade oferece como diferencial para empresas que já sabem o quanto o relacionamento com fiéis e futuros clientes é importante.  

Com um conceito que propõe um atendimento cada vez mais qualificado através de técnicas e metodologias voltadas para compreender e superar suas expectativas, o papel do gestor vai além de apenas suprir demandas que podem estar prejudicando o crescimento da empresa.  

Ele realiza a análise e o detalhamento de todos os processos e recursos para melhorar a comunicação interna e externa da corporação, instituir uma política de busca por melhorias contínuas e otimizar os padrões de uso de tecnologias mais adequadas para cada setor.  

Saiba mais sobre o papel fundamental que o Gestor de Qualidade desempenha dentro de uma empresa e fique por dentro de todos os benefícios que esse profissional oferece. Acompanhe. 

O que faz um Gestor de Qualidade?

Muitos ainda acreditam que o Gestor de Qualidade está em uma empresa somente para garantir que seus produtos e serviços estejam em consonância com a legislação, atendam aos padrões de qualidade estipulados pelos órgãos reguladores e ofereçam benefícios e vantagens aos clientes de acordo com a proposta da empresa. Apesar de isso também ser verdade, o papel do gestor vai muito além desses fatores. 

De forma geral, a Gestão de Qualidade envolve, analisa e visa melhorar qualquer atividade que esteja relacionada com o desenvolvimento e controle de uma organização. Nesse sentido, oferecer melhorias para produtos ou serviços a fim de garantir maior satisfação para seus clientes também faz parte do processo, mas a ideia por trás disso é a superação de suas expectativas. 

Nesse ponto, um bom gestor deve assegurar que o investimento em melhorias contínuas para processos, produtos e serviços proporcione sempre os melhores resultados, analisando e colocando em prática os processos e metodologias contidos no Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) para suportar toda a estratégia da organização, contribuindo para a evolução dos recursos internos da empresa.  

Com isso, o gestor precisa desenvolver uma visão sistêmica de toda a organização, analisar os processos e rotinas, conhecer as equipes e estabelecer elevados padrões para controlar e otimizar todos os processos organizacionais. Essa estratégia visa alinhar os conceitos e as práticas da empresa, utilizando técnicas e ferramentas reconhecidas mundialmente para reforçar suas vantagens competitivas e gerar um retorno financeiro bastante expressivo. 

Quais as vantagens de investir na especialização em Gestão de Qualidade?

Se você é um profissional que já atua na área, sabe que melhoria contínua é a palavra-chave na Gestão de Qualidade. Se isso é tão importante para o setor em si, por que não seria para o profissional que atua nele? 

Investir na especialização em Gestão de Qualidade oferece vantagens não só para as empresas, mas também traz muitos benefícios para a carreira do profissional que já trabalha neste segmento, assim como para aqueles que buscam uma colocação de peso no setor.  

Entre as principais vantagens que a especialização pode trazer para a sua carreira, temos: 

  • Ampliação de conhecimentos: a chance de focar os estudos em um assunto pouco explorado durante a graduação traz ao profissional a oportunidade de se dedicar a um setor específico, ampliando suas competências na área e trazendo grandes vantagens competitivas no mercado de trabalho. 
  • Oportunidade de conquistar melhores cargos: o mercado está cada vez mais dinâmico e exigente, por isso, a procura por profissionais mais capacitados já é uma das maiores tendências de mercado. Com a especialização, o profissional sai na frente e se torna elegível para funções que exigem mais atribuições, posições elevadas e grandes cargos de liderança.  
  • Salários mais significativos: para cargos mais altos, as empresas oferecem maiores e mais significativos salários. Dessa forma, uma das vantagens de investir na especialização também é o retorno financeiro.  
  • Desenvolvimento de novas competências: se a ideia é se especializar, esse processo também pode ser feito para adquirir outras habilidades e, assim, mudar sua atuação. Se você é graduado e atua no setor de finanças, por exemplo, pode se beneficiar grandemente ao investir na especialização em Gestão de Qualidade, focando sua carreira em uma nova área correlata.  
  • Aumento da empregabilidade: para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho, ter um currículo mais atrativo é a chance de sair na frente. Por isso, uma especialização prova aos recrutadores que você tem mais conhecimento, mais “bagagem” profissional e, diante desse fator, pode oferecer mais benefícios à empresa.  

Quer saber mais sobre a Especialização em Gestão de Qualidade da Unijorge? Então conheça o curso e se prepare para abraçar todas as oportunidades que o setor oferece para a sua carreira.  

Clique aqui e saiba mais. 

O que você achou?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *