in ,

A importância da Psicomotricidade na Educação Infantil

Nos últimos anos, a psicomotricidade na educação infantil se consagrou como um recurso fundamental para o processo de aprendizagem das crianças, sobretudo na primeira infância.  

Por isso, e como um campo tão reconhecidamente importante para a Educação Infantil, o mercado de trabalho para profissionais que atuam na área vêm se expandindo potencialmente, trazendo novas oportunidades para aqueles que desejam ampliar seus horizontes e atuar com mais qualificação na área.  

Se você deseja conhecer mais sobre o importante papel do profissional de Psicomotricidade na Educação Infantil e saber como o mercado enxerga e valoriza os especialistas na área, acompanhe nosso artigo e fique por dentro de tudo sobre o assunto. Confira:  

O papel da psicomotricidade na Educação Infantil

Como parte fundamental do desenvolvimento das crianças, o desenvolvimento motor ocupa um papel de “ponto de partida” no quesito aprendizagem, já que é nos movimentos que as crianças aprendem primeiro a articular e exteriorizar toda sua afetividade, comunicação, desejos e suas capacidades de interações sociais. 

De modo geral, o uso de estimulos que garantam as condições necessárias para o desenvolvimento e competencias das crianças ajuda a identificar potenciais dificuldades de aprendizagem que podem ter como causa alguma deficiência no desenvolvimento psicomotor. Com isso, a psicomotricidade atua principalmente no desenvolvimento de processos de melhorias dos sistemas de aprendizagem infantil, que envolvem diversas competencias, capacidades e habilidades, incluindo as motoras.  

Com base na estimulação dos movimentos da criança através de jogos lúdicos e brincadeiras que estimulem os aspectos motor, social, afetivo e cognitivo, a psicomotricidade é indispensável para influenciar positivamente o desenvolvimento do aluno, principalmente nos primeiros anos de vida. Com isso, a capacidade de motivar o desenvolvimento pleno das crianças através da percepção, sensação e relação entre o corpo e o exterior tem o objetvo principal de educar os movimentos para estimular uma melhor utilização das capacidades psíquicas das crianças.  

O mercado de trabalho para profissionais de Psicomotricidade

Os últimos anos foram fundamentais para que o setor da educação infantil enxergasse a importância da aplicação pedagógica e psicológica do estudo dos movimentos para garantir uma relação saudável entre as crianças e seu aprendizado, seu ambiente e tudo que se refere ao que está em volta.  

Com isso, o reconhecimento da importancia do papel do psicomotricista no desenvolvimento de elementos que melhorem a relação das crianças com seu corpo trouxe novas oportunidades para profissionais das mais diversas áreas, incluindo Professores, Pedagogos, Fisioterapeutas, Psicólogos, e outros profissionais de Saúde e Educação que desejam ampliar seu escopo de trabalho e investir em uma Especialização em Psicomotricidade

Saiba mais sobre a carreira em Psicomotricidade. Leia nosso E-book “Futurologia das Carreiras Pós – Psicomotricidade” 

Em um mercado tão amplo, promissor e carente de profissionais especializados, a área da Educação Infantil concentra as principais oportunidades, oferecendo grandes chances de atuação, principalmente em: 

  • Creches; 
  • Instituições de Ensino Básico Públicas e Particulares; 
  • Insituições voltadas para Educação Especial; 
  • Brinquedotecas, dentre outros. 

Dentro do setor, um psicomotricista pode obter um salário médio que varia entre R$ 2.402,20 a R$ 6.343,31, dependendo do cargo e do porte da empresa.  

Especialização em Psicomotricidade é na Unijorge

O curso de Especialização em Psicomotricidade da Unijorge te ajuda a aprimorar seus conhecimentos e se preparar para conquistar novos horizontes em sua carreira.  

Muito além da sala de aula, a especialização visa formar profissionais dinâmicos para desenvolver trabalhos no âmbito da psicomotricidade, tendo como meta o desenvolvimento do potencial humano, assim como o desenvolvimento de competências e habilidades de comunicação, aprendizagem e socialização para atuação em diferentes linhas, como por exemplo a psicomotricidade educativa, clínica, relacional, reeducativa, terapêutica, aquática e outras. 

Contemplando disciplinas e temas fundamentais para uma formação de excelência, a especialização prepara o profissional para as funções educacionais, relacionais e clínica psicomotora, aperfeiçoa os profissionais de diferentes áreas para a interpretação e a análise da linguagem corporal e promove o conhecimento do desenvolvimento psicomotor, analisando os entrelaçamentos físicos, afetivos e cognitivos e as relações entre cognição, memória, atenção e motivação nas habilidades motoras. 

Quer saber mais sobre a especialização em Psicomotricidade da Unijorge e conhecer todas as oportunidades de crescimento de carreira que o curso pode oferecer?   

Então clique aqui e saiba mais

O que você achou?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *